Pimenta da Costa ou Ataré ( Aframomum melegueta Roscoe ) - 20 gr


Pimenta da Costa ou Aframomum melegueta Roscoe Função: Rituais, proteção do corpo físico e espiritual [ver mais em detalhes].. Embalagem de 20 grs VER MAIS DETALHES VER PRODUTOS RELACIONADOS


2.80 
  • REFª: 01870

Quantidade: *


Saiba Mais


Pimenta da Costa ( Aframomum melegueta Roscoe ) - 20 gr


A Pimenta da Costa no Candomblé

O Ataré ou Pimenta da Costa, é um elemento bastante utilizado em inúmeros rituais do candomblé.
O seu simbolismo provém da força que produz ao ser mastigada e também pelo facto de dar força à palavra da pessoa que a mastiga, aumentando o dom de profetização, tanto para coisas positivas quanto para negativas. Tem ainda como propriedade principal a proteção do corpo físico e espiritual da pessoa que a oferece.
É um elemento de predileção de Exu, mas inúmeros outros orixás a aceitam, ela vai em Ebós, Boris, na produção de Atins, nos Igbás e em inúmeras outras funções dentro da religião.
Costuma-se soprar grãos de Ataré mastigados com gin na porta da rua pra despachar e ter voz de comando junto a Exú. Se mastigar Pimenta da Costa de manhã cedo ao acordar sem escovar os dentes, para ser reconhecido por Exu e Orixá.
Alguns chegam até a cuspir no igbá Exu ataré com gim, fazer seus Orikis e seus pedidos com a "força na palavra".
Quando se acorda pela manha, sem lavar a boca se esta com seu emi, seu hálito, seu cheiro natural. O Orixá e Exu sentem e reconhecem nosso cheiro natural. Esse costume de se levantar e antes de fazer qualquer coisa mascar ataré é um costume que provem do povo de Ifá.
----------------------------------------------------------------------
(As indicações, propriedades e funções aqui descritas são meramente informativas... Haverão com certeza muitas mais formas de utilização desta erva/planta.)

APLICAÇÕES: Banhos, defumações, infusões, etc...
USO EXTERNO. NÃO INGERIR.